sábado, 31 de janeiro de 2009

Anticoncepcional: tirem suas dúvias girls!

Escolher um anticoncepcional é um dos primeiros passos para a conquista de uma vida sexual plena e saudável meninas. Isto porque, ao se proteger de uma gravidez indesejada, o casal fica mais seguro e pode desfrutar da intimidade sem medo. Todos os tipos de contraceptivos têm como objetivo evitar que o espermatozóide encontre o óvulo. O que muda é a maneira como cada um atua no organismo feminino, ok?

Frases como "desde que comecei a tomar pílula já engordei uns cinco quilos!"; "meu apetite aumentou muito depois que comecei a usar a pílula", são muito mais comuns do que se imagina. Mas vamos à pergunta que não quer calar: é mesmo verdade que as mulheres engordam quando começam a tomar pílula? A resposta é: sim e não. hehe. Engordar ou não depende de inúmeros fatores, como a dose e o tipo de hormônio contido na pílula e características pessoais relativas ao metabolismo de cada mulher. E fiquem sabendo que os efeitos não ocorrem em todas as mulheres e, normalmente, se resolvem nos três primeiros meses de utilização. Que meeeeedo!

Uma coisa é certa: desde que ela foi criada, na década de 60, muita coisa mudou, para alívio das usuárias. As altas doses hormonais contidas nas primeiras pílulas foram substancialmente reduzidas com um único objetivo diminuir ao máximo os efeitos colaterais, sem prejudicar seu principal efeito, a proteção contra a gravidez.

Hoje em dia, existem mais de 60 pílulas anticoncepcionais disponíveis no mercado, com diferentes tipos e dosagens hormonais. Quanto mais baixa for a dose, menor a chance de sofrer com os temíveis efeitos colaterais. Além de pílulas, existem outras formas de evitar a gravidez também.

Hoje, além de opções tradicionais como pílula, DIU e diafragma, existem outras - especialmente recomendadas para quem vive esquecendo de tomar o comprimidinho, por exemplo - como implante subcutâneo, adesivo e anel vaginal, capazes de liberar hormônio gradualmente durante todo o mês. É preciso entender que para cada mulher há um método adequado, explicou minha gineco.

Analise todos e veja o que mais se enquadra ao seu perfil. Levando em conta a idade, as condições de saúde e o estilo de vida sexual, entre outros fatores, sua gineco ajudará na decisão. É bom lembrar ainda que contraceptivo hormonal não evita doenças sexualmente transmissíveis, como aids, sífilis e herpes genital. Portanto gente, eu alerto, faça sexo seguro e, na dúvida, use também a camisinha.

Abaixo seguem alguns métodos:

DIU de progesterona

Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: o dispositivo intra-uterino em forma de 'T' é colocado dentro do útero pelo ginecologista. Libera progesterona gradativamente, impedindo a ação do espermatozóide.
Vantagens: geralmente o fluxo menstrual diminui ou desaparece. O produto só é trocado a cada cinco anos e está liberado para quem amamenta.
Desvantagens: pode causar acne, cefaléia, aumento de peso, endurecimento e dor nas mamas.
Contra-indicações: não deve ser utilizado por pacientes que já tiveram infecções pélvicas ou com suspeita de câncer ginecológico.
Eficácia: 99,5%.


Adesivo
Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: fixado sobre a pele, libera continuamente hormônios que inibem a ovulação. Precisa ser mudado a cada sete dias, durante três semanas seguidas. Após o período, é feita pausa para a menstruação.
Vantagens: não provoca efeitos colaterais e é trocado somente uma vez por semana, sendo uma boa opção para pessoas que esquecem freqüentemente de tomar a pílula.
Desvantagens: pode desgrudar da pele, comprometendo sua eficiência.
Contra-indicações: não deve ser usado por fumantes e mulheres acima de 40 anos, devido a riscos cardíacos, e nem no período de amamentação.
Eficácia: 99,5%

Camisinhas
Tipo: anticoncepcional de barreira.
Como funciona: a masculina (feita de látex) e a feminina (de poliuretano) são colocadas respectivamente no pênis e na vagina, impedindo a penetração do espermatozóide no útero.
Vantagens: elas não alteram a ovulação da mulher e protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Desvantagens: não há. Acostumar-se a elas é uma questão de tempo.
Contra-indicações: para pessoas alérgicas ao material utilizado na confecção.
Eficácia: 98% a 99%.
Pílula
Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: os comprimidos (geralmente são 21, apresentados em uma cartela mensal) devem ser tomados diariamente para que os hormônios contidos neles bloqueiem a ovulação.
Vantagens: existem vários tipos de pílula, com diferentes dosagens de hormônios. Se a mulher não se der bem com uma, consegue substituí-la.
Desvantagens: pode causar cefaléia, enxaqueca, dores nas mamas, secura vaginal, diminuição da libido, aumento da pressão arterial, náusea, ganho ou perda de peso, alterações no humor, acne e sangramento irregular.
Contra-indicações: os hormônios combinados (estrogênio e progesterona) não devem ser usados por fumantes e mulheres acima de 40 anos; por quem amamenta, sob o risco de diminuir a produção de leite, por pessoas com problemas neurológicos graves, hipertensas, com antecedentes de trombose, diabéticas ou com câncer de mama.
Eficácia: 99,5%.
No próximo post irei tratar sobre Implante de progesterona, Injeção de hormônios, Diafragma e Anel Vaginal, espero que tenham aprendido e entendido como funcionam alguns métodos meninas.
Agradeço minha ginecologista Juliana Zimmermann Probst que me ajudou a esclarecer dúvidas quanto a alguns métodos, e me proporcionando estar passando informações pras vocês.

por: Amanda Carvalho.

6 comentários:

  1. Gostei muito,Tirei umas duvidas que eu tinha,mas mesmo assim tenho quer ver qual pilula que é melhor para mim, pois eu nao quero engordar :x rsrs
    *o* Bjoos de Camila :)

    ResponderExcluir
  2. anonimo tenho 16 anos e tomo perlutam mais tenho engordado muito qoe medicamento devo tomar ideal para minha idade?

    ResponderExcluir
  3. Como se utiliza o aonticoncepcional depois de uma relação sexual ?

    ResponderExcluir
  4. Tire suas "duvias" ? O.o

    ResponderExcluir
  5. Tire suas "duvias" ? O.o

    ResponderExcluir
  6. tenho 18 anos tenho relações diárias com meu namorado quero começar a tomar a pilula de todos os dias mas tenho duvida de qual tomar de 21 dias ou de 24 dias...

    ResponderExcluir

volte sempre :)