sexta-feira, 13 de março de 2009

sexta-feira 13, uuuuuh


olá chicassss, aqui é Gabi!
hoje vou falar de superstição, já que é sexta-feira 13. (para muitos, uma grande merd*)
exemplo básico: quebrar um espelho causa sete anos de azar.
mais assim, resolvi pesquisar um pouco sobre essas crenças..
Superstição é uma crença irracional sobre a relação causal entre certas ações ou comportamentos e ocorrências posteriores

A origem das superstições remetem-nos as antigas religiões da Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. São resquícios de práticas idólatras que já sãocondenadas pela Bíblia há muito tempo.

A origem da superstição da sexta-feira 13 está ligada à última ceia, da qual participaram treze pessoas e na crucificação de Jesus que ocorreu na sexta-feira seguinte.

Mas além da explicação católica, existem mais duas lendas para esta superstição.

Uma das lendas diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela começou a fazer reuniões regulares com outras onze bruxas e um demônio as sextas-feiras, sempre para rogar pragas sobre todos os humanos. Da Escandinava, a superstição rapidamente se espalhou por toda a Europa.

A outra lenda pertence a mitologia nórdica. No valhala, o palácio onde os deuses nórdicos moravam, houve um banquete para o qual tinham sido convidados doze deuses. Mas Loki, irmão de Thor era o deus do fogo e o símbolo da maldade, , apareceu sem ser convidado e começou uma briga na qual o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí surgiu a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Em outros lugares do mundo, existem superstições similares que envolvem o número treze. Por exemplo, na Espanha e na Grécia, o dia “azarado” é a terça-feira 13.

alguns exemplos que todo mundo acredita, fez/faz/vai fazer:
- orelha ardendo: alguém falando mal de você, morder a gola da camisa ou o dedinho mindinho a pessoa que está a falar mal, morde a língua.
- gato preto: nao pode atravessar na sua frente numa sexta-feira 13
- passar por baixo de escada: nao sei. mais dá azar!

falando nisso..
hoje estreia um filme aqui em Floripa (SC), dia dos namorados macabro em 3D...
para amantes de filme como eu, esse filmne promete ser irado! não percam!!
o meu ingresso tá garantido, e o seu?
sinopse:
É Valentine´s Day, dia dos namorados nos Estados Unidos, e uma onda de assassinatos resulta na morte de 22 pessoas, mudando a rotina de uma pequena cidade. Dez anos depois Tom Hanninger retorna à cidade-natal e é tratado como o principal suspeito dos crimes e somente uma antiga namorada acredita na sua inocência. Refilmagem de filme homônimo lançado em 1981.

vejam o trailer no youtube! iradasso..

ps1: falando em azar.. dia 11 foi niver da Amanda nossa outra blogueira! hahaha parabéns Amandão!
ps2: desculpem a empolgação! haha
ps3: post mt grande, beijo mãe, beijo pai..

PAPOSDEMENINA@HOTMAIL.COM

3 comentários:

  1. OLHA TENHO 17 ANOS E GOSTARIA MUITO DE TER MINHA PRIMEIRA NOITE COM MEU NAMORADO. SO Q TENHO MEDO. O Q FASSO ME AJUDEM?

    ResponderExcluir
  2. mandinha se eu fosse vc eu falava com seu namorado e marcava com ele ai vc passava sua 1 noite com ele mandinha essa e minha opiniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to com vc menina ou menino que ajudou mandinha

      Excluir

volte sempre :)